Em Finanças Corporativas, existem três tipos de decisões fundamentais:
- A decisão de investimento em projetos (Orçamento de Capital)
- Financiamento (Estrutura de Capital)
- Decisões de Curto Prazo (Gestão de Capital de Giro)
Veja abaixo como realizar o gerenciamento de Capital e como administrar os recursos da empresa de forma mais eficiente.
Orçamento de Capital
Na decisão de investimento em projetos, o objetivo da empresa é selecionar os melhores projetos para investimento.
No primeiro momento, é necessário diferenciar os projetos viáveis e inviáveis e, considerando que as empresas, em geral, possuem restrição orçamentária, escolher aqueles que são os melhores para a empresa. Em finanças, os melhores projetos são aqueles que deixam os investidores “mais ricos”.
Orçamento de Capital com o Wizfee
As projeções de valores cadastrados ficam disponíveis para a estruturação de um Fluxo de Caixa personalizado. Para obter a visibilidade do que pode ser utilizado de recursos no futuro, o Wizfee disponibiliza a personalização do Fluxo de Caixa com as informações mais relevantes para a análise e comparativo entre períodos ou anos anteriores, a fim de gerar aprendizado e possibilitar a previsão do caixa de forma otimizada, segura, com a possibilidade de gerar mais oportunidades.

Estrutura de Capital
Na parte de Estrutura de Capital, a ideia é cuidar da forma com que os projetos são financiados.
É necessário conhecer o custo do capital das principais fontes de recurso (recursos dos sócios e de terceiros) e, a partir desta noção, definir o nível de endividamento. O índice de endividamento varia conforme o tipo de empresa, o momento do mercado, e cada empresa vai necessitar de uma determinada forma de financiamento. Algumas com mais recursos próprios, outras com mais recursos de terceiros.
Estrutura de Capital com o Wizfee
A previsão de cenários das operações financeiras para busca do Capital de Giro é possível através da simulação dos contratos. A partir do registro das operações, o Wizfee realiza automaticamente a simulação de cenários, com o cálculo das taxas, amortização, parcelas, nível de endividamento e todas as informações necessárias para definir a melhor forma de captação. Assim, é possível analisar se a taxa dos juros estará compatível com o que a empresa pode pagar no futuro, além de ser possível distinguir, de forma prática, o principal dos juros.

Gestão de Capital de Giro
Após a empresa investir nos projetos e escolher a forma de financiá-los, é necessário gerenciar as atividades relacionadas ao curto prazo: definição de prazos para clientes, prazos dos fornecedores, quanto a empresa vai possuir de estoque. Isso tudo impacta na quantidade de recursos que a empresa necessita para financiar as atividades operacionais de curto prazo, o Capital de Giro.
Gestão de Capital de Giro com o Wizfee
Após a busca de capital e a programação do contrato, é possível administrar os parcelamentos das dívidas, acompanhar as operações e a evolução dos saldos, dar baixa nos pagamentos, acompanhar o realizado e o saldo no final do mês e, principalmente, analisar de forma prática a previsão dos lançamentos, a fim de continuar gerando novas oportunidades com o dinheiro excedente do caixa.

Esse conjunto de decisões, basicamente engloba a dinâmica da Gestão Financeira Corporativa, e é necessário que os gestores da empresa conheçam e possuam instrumentos para melhor análise e tomada de decisão, além de conhecimentos técnicos, os sistemas de informação que permitirá o uso mais eficiente destes recursos.
O Wizfee é uma plataforma inteligente que auxilia equipes financeiras e de tesouraria em todo o Brasil, com a otimização do Gerenciamento de Capital e das decisões em Finanças Corporativas.

O Wizfee é uma Plataforma Financeira Inteligente que conecta empresas e bancos e ajuda a encontrar soluções financeiras com as melhores taxas do mercado.