O Finem (Financiamento a Empreendimentos) é a linha de crédito de longo prazo, para projetos que visam a ampliação, recuperação, modernização ou implantação de ativos fixos nos setores de comércio, indústria, agropecuária e prestação de serviços.
Com a reestruturação realizada no início de 2017, os projetos sustentáveis e associados à geração de benefícios à sociedade possuem prioridade de apoio e maiores condições financeiras oferecidas pelo BNDES, como mobilidade urbana, eficiência energética, educação, saneamento, entre outros. Os qualificáveis são analisados caso a caso e os financiamentos são acima de R$ 20 milhões, à exceção de alguns casos.
Exceções
Investimentos específicos podem adquirir o valor mínimo de financiamento de R$ 10 milhões, como inovação, projetos de internacionalização, planejamento e gestão ambiental, design e fortalecimento de marcas, etc.
Confira aqui as linhas de financiamento.
Para Investimentos Sociais de Empresas, associações ou fundações, não há limite de financiamento.
Vantagens
- Crédito de Longo Prazo conforme a capacidade de pagamento do financiado;
- Encargos financeiros atrativos.
Quem pode solicitar o Finem?
- Empresas privadas nacionais ou estrangeiras com sede e administração no Brasil;
- Associações, cooperativas, fundações e empresários individuais com CNPJ e cadastro no Registro Público de Empresas Mercantis;
- Pessoas jurídicas de direito público;
- Produtor Rural residente no país, para investimento no setor agropecuário.
Tributação
As linhas de financiamento e a tributação são divididas conforme o projeto, objetivos, condições financeiras, porte e atividade econômica.
Taxa de juros = Taxa do BNDES + Custo financeiro
Custo financeiro: TLP e/ou Custo de Mercado
Taxa do BNDES: de 2,1% a 6,56% ao ano(OBS.: investimentos sociais de empresas no âmbito da comunidade, são isentos da taxa)
Os projetos de infraestrutura possuem participação máxima da TLP e participação adicional a custo de mercado distintos. Consulte aqui detalhes por linha de financiamento.
Dica
Normalmente, com a conversão das moedas, as empresas acabam por perceber apenas no fim do contrato que amortizaram mais do que o principal captado pelo Finem, já tendo recolhido IR acima do necessário devido o não-desconto da base de cálculo.
Para evitar situações como esta, a gestão e o controle são essenciais para a tributação apropriada dos valores financiados.
Gestão do Finem no Wizfee
Na plataforma de Tesouraria Wizfee, é possível acompanhar as parcelas e a evolução do contrato, provisões, saldo acumulado, saldo devedor, histórico e outras informações detalhadas.
Com a atualização automatizada dos índices, detalhamento dos juros e correções e a previsão dos pagamentos, é possível gerar informações para a contabilidade, analisar o fluxo de caixa com a cotação do dia, além de facilitar a gestão e controle do Finem junto aos outros contratos.
Faça o teste com a Plataforma Financeira Inteligente Wizfee e confira como é possível simplificar a gestão das operações financeiras e aumentar a performance financeira da sua empresa.

O Wizfee é uma Plataforma Financeira Inteligente que conecta empresas e bancos e ajuda a encontrar soluções financeiras com as melhores taxas do mercado.