O FINAME é um financiamento do BNDES intermediado por instituições financeiras credenciadas para operações de compra e venda de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, também credenciados ao BNDES. Esta modalidade de financiamento, habitualmente subsidiada com juros mais baratos, foi criada com o objetivo de modernizar e melhorar a produtividade das empresas, através da renovação de máquinas, veículos e equipamentos.
Entenda mais sobre o FINAME e como o Wizfee pode auxiliar na gestão e controle do seu financiamento.
Quais são as vantagens do FINAME?
Este tipo de financiamento é bastante utilizado devido às baixas taxas de juros. No entanto, os encargos, nível de participação, carência e outras condições são analisadas individualmente. Irá depender do enquadramento da empresa (porte, localização, linha de negócio, etc.) junto às linhas de financiamento e/ou programas do BNDES.
Em linhas gerais, os benefícios são:
- Taxas de juros diferenciadas abaixo da taxa SELIC;
- Participação do BNDES de até 85%, conforme condições específicas;
- Carência de até 24 meses com pagamentos trimestrais (mediante aprovação da instituição bancária mediadora);
- Prazo alongado de até 120 meses, conforme a categoria;
- Não há cobrança de IOF;
- Possibilidade de utilização do BNDES FGI (Fundo Garantidor do Investimento) para complementar as garantias oferecidas pela empresa.
Linhas de Financiamento
O financiamento pode ser destinado à aquisição do bem pelo comprador ou à comercialização do bem pelo fabricante. As linhas de financiamento são delimitadas por objetivos e condições financeiras específicas, são elas:
BK Aquisição e Comercialização
Financiamento para aquisição e comercialização de máquinas, equipamentos, sistemas industriais, bens de informática e automação, ônibus, caminhões e aeronaves executivas.
BK Produção
Financiamento de capital de giro destinado à produção de máquinas, equipamentos e bens de informática e automação.
Moderniza BK
Financiamento à modernização de máquinas e equipamentos instalados no país, com fornecimento contratado com os proprietários dos bens.
Quem Pode Solicitar o FINAME?
Pessoas jurídicas.
Empresas com CNPJ e Registro Público de Empresas Mercantis.
Fundações e sociedades com sede no Brasil.
Autônomos que trabalhem com cargas e sejam residentes no país.
Associações, cooperativas, sindicatos, clubes e instituições que se assemelhem.
Tributação
Conforme o site do BNDES, a tributação do financiamento é calculada da seguinte forma:
Taxa de juros =
Custo financeiro + Taxa do BNDES + Taxa do Agente FinanceiroCusto financeiro: TJLP (7% ao ano)
Taxa BNDES: 2,1% ao ano
Taxa do Agente Financeiro: Negociada entre a instituição e o cliente.Obs.: O custo financeiro utilizado para empresas de controle estrangeiro sediadas no país,
cuja atividade econômica não esteja listada no Decreto nº 2.233/97, é a Cesta.
No entanto, as informações presentes nos extratos e boletos bancários não são suficientes para contabilizar os juros do financiamento. E, deixando de lançar juros como despesa, acaba-se pagando imposto de renda excedente ao necessário. Entenda:
Reduzindo a base de recolhimento de IR
Com a TJLP igual ou abaixo de 6% ao ano, o cálculo é simples. Porém, com a TJLP acima de 6%, o cálculo é diferente e mais complexo, pois tem a introdução de um fator de capitalização. A fim de simplificar este cálculo, foi introduzida a URTJLP, uma moeda que captura a variação do fator de correção e é ativado quando a TJLP fica acima de 6% ao ano.
Para simplificar os cálculos nesta situação, os valores da operação são convertidos para a moeda URTJLP, os juros são aplicados e, então, a operação é convertida novamente para reais. Como o resultado acaba embutindo a variação da URTJLP, quando a parcela principal é convertida de volta para reais, a parcela de variação da URTJLP são juros e não valores principais, devendo ser lançados como despesa, reduzindo, assim, a base de recolhimento de IR.
Normalmente, as empresas acabam por perceber que amortizaram mais do que o principal captado apenas no fim do contrato, já tendo recolhido IR acima do necessário devido o não-desconto da base de cálculo. Para evitar situações como esta, a gestão e o controle são essenciais para a tributação apropriada dos valores financiados.
Gestão do FINAME no Wizfee
Na Plataforma Inteligente de Tesouraria Wizfee, é possível acompanhar as parcelas e a evolução do contrato, provisões, saldo acumulado, saldo devedor, histórico e outras informações detalhadas.
Com a atualização automatizada dos índices, detalhamento dos juros e correções e a previsão dos pagamentos é possível gerar informações para a contabilidade, analisar o fluxo de caixa com a cotação do dia, além de facilitar a gestão e controle do financiamento junto aos outros contratos.
Faça o teste com a Plataforma Financeira Inteligente Wizfee e confira como é possível simplificar a gestão das operações financeiras e aumentar a performance financeira da sua empresa.

O Wizfee é uma Plataforma Financeira Inteligente que conecta empresas e bancos e ajuda a encontrar soluções financeiras com as melhores taxas do mercado.