Fluxo de Caixa irregular? Como manter o Equilíbrio com Projeções e Planejamento Financeiro

fluxo de caixa e sazonalidade

Quais meses você teve a maior receita para o seu negócio?
Existe uma flutuação do período e época de sazonalidade ou
o início é basicamente o mesmo a cada ano?

Há uma variedade de fatores sazonais que podem afetar uma empresa, incluindo tendências históricas de demanda, fomento do varejo em datas especiais, mercado do turismo, temporada de férias ou estações do ano, além de fatores econômicos. Nestas situações, o fluxo de caixa corre risco se for mal administrado. Por isso, alguns aspectos devem ser observados:

 

 Previsão de Caixa

A sazonalidade torna a previsão de caixa mais importante do que nunca. Uma boa previsão do fluxo de caixa ajudará na análise dos fundos disponíveis e custos ao longo do ano. Certifique-se de que a previsão do fluxo de caixa compreenda as nuances das vendas na conta, pagamentos em crédito, gerenciamento de estoque e outros itens sensíveis ao dinheiro, como o reembolso da dívida e o reabastecimento de ativos.

Revise regularmente os resultados previstos X realizados, vinculando as mudanças nas vendas e as despesas com as expectativas de dinheiro na mão, para uma previsão mais realista.

 

 Fique atento às mudanças

Considere a diferença entre pedir ao banco um empréstimo de emergência para a próxima semana ou solicitar um empréstimo especial por meses de antecedência, pois você conhece sua sazonalidade e prevê precisar de algum capital extra.

Bancos, investidores, gerentes e parceiros reagem muito melhor às mudanças que você antecipa do que às mudanças que vêm sem aviso prévio. Certifique-se de que eles sabem sobre sua sazonalidade e as formas como você lida com isso.

Além disso, muitos empresários têm uma linha de crédito estabelecida para a flutuação sazonal do caixa. As contas são pagas na baixa temporada, e depois durante a alta temporada, são pagas as linhas de crédito. Se a linha de crédito não puder ser paga durante a alta temporada, geralmente é uma indicação de que o fluxo de caixa não é suficiente para sustentar o próprio negócio. O objetivo deve ser usar menos crédito a cada ano até que ele não seja mais necessário.

 

 Adapte os processos comerciais padrão

Algumas despesas podem ser estruturadas para que elas correspondam às receitas disponíveis para a temporada. Por exemplo, você poderia negociar com os fornecedores para aceitar pagamentos maiores durante a estação movimentada e pagamentos menores durante a baixa temporada.

Além disso, o inventário no final da temporada, vendido com desconto para aumentar as receitas fora de temporada, reduzem custos de transporte.

 

 Dica

Para gerenciar o fluxo de caixa em um negócio sazonal, algumas alternativas são praticadas pelo mercado:

1) Explore potenciais encontrando alternativas de produtos ou serviços para o período de baixa.
2) Crie demanda fora de época através de parcerias ou com ofertas.
3) Planeje a reserva de recursos para sustentar o negócio durante a baixa temporada.
4) Negocie com os fornecedores que lhes permitam fazer pagamentos maiores quando o fluxo de caixa é alto e pagamentos mais baixos durante períodos de baixa.
5) Desenvolva relações bancárias que permitam a flexibilidade extra necessária.
6) Negocie os recebíveis. Antecipar a receita pode regularizar a oscilação do fluxo de caixa.

 
A baixa temporada também pode ser o momento adequado para revisar seu plano de negócios, criando orçamentos que reflitam a sazonalidade. Você pode usar o período de baixa para se preparar para a próxima temporada, avaliando o desempenho financeiro da sua empresa.

Gerenciar o fluxo de caixa em um negócio sazonal é, sem dúvida, mais difícil do que em um negócio que não experimenta flutuações sazonais. No entanto, um orçamento muito bem detalhado auxilia nas projeções e planejamento, preservando o negócio.
 

Para saber mais: Como Fazer um Fluxo de Caixa Personalizado Projetado x Realizado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *