[Parte II] No Auge da Lucratividade Minha Start Up Quebrou – Análise da Rentabilidade

No auge da lucratividade minha startup quebrou

PARTE 2 de 3: ANÁLISE DA RENTABILIDADE

No artigo anterior começamos a contar a história de Alfredo e da Start Up Aromas do Brasil. Para relembrar um pouco o cenário, leia a parte 1 do artigo aqui.

    Alfredo é um cidadão comum na faixa dos 40 anos que se viu diante da oportunidade da criação de uma Start Up para fornecimento de café premium, a um preço diferenciado, para um grande varejista do mercado. Havia duas opções de contrato a ser firmado, com diferentes volumes a serem entregues mensalmente e ele precisava decidir se entraria no negócio e, caso afirmativo, qual tipo de contrato aceitaria.

Exploraremos agora o que acontece com a Aromas do Brasil, quando se têm diferentes opções de contrato e como um cenário de crescimento rápido pode realmente ser muito perigoso em termos de fluxo de caixa, ainda que seja bom em termos de lucros.

Geração de Caixa X Lucro

A geração de caixa e o lucro são conceitos bastante distintos, a ponto dos relatórios financeiros corporativos os demonstrarem de forma separada. Os lucros são normalmente apresentados na demonstração de resultado DRE e a geração de caixa no demonstrativo de fluxos de caixa DFC.

Empresas não lucrativas, como a Amazon por exemplo, podem sobreviver e prosperar por anos ou décadas, mas quando se acrescenta a isso a falta de caixa, aí elas podem desaparecer sem deixar rastro. Existem casos famosos no Brasil como o Mappin e a Mesbla. Mesmo empresas altamente lucrativas podem entrar em colapso se não puderem cumprir suas obrigações de caixa de curto prazo com rapidez. Isso aconteceu com a maior e mais lucrativa companhia de seguros do mundo, a AIG, durante alguns dias no outono de 2008.
 

“Não é nada incomum ver empresas rentáveis ficarem sem caixa e saírem do mercado ou serem adquiridas por concorrentes.”

 
Um dos gatilhos mais comuns para esse tipo de desastre é o crescimento de vendas descontrolado ou não planejado. Muito sucesso, muito rápido pode matar o negócio.
Podemos entender claramente esse perigo analisando os dois cenários propostos para a Aromas do Brasil:

  • O primeiro que envolve receitas seguras e estáveis; e
  • O segundo, onde temos uma situação de rápido crescimento das vendas.

Relembrando os dados que temos:

Plano de Negócio
Plano de negócios

Cenário 1: Fornecimento mensal de 25.000 libras-peso;
Cenário 2: Fornecimento mensal de 25.000 libras-peso no primeiros trimestre;
50.000, 100.000, 200.000 ….. até 800.000 para cada novo trimestre.

 

Análise do Cenário 1: Lucratividade

No cenário 1 temos uma condição de vendas estáveis ao longo de 24 meses e, logo no primeiro mês, a empresa já obterá um lucro de aproximadamente $25.000 ($75.000 no trimestre). Isso demonstra que o volume fixo mensal de vendas proposto pelo contrato permite gerar lucro. Importante ter em mente que mesmo sem faturamento, a empresa tem custos fixos de $75.000 (SG&A + depreciação) ao mês, o que exige um volume mínimo de vendas para não ter prejuízo.
Ao final de 12 meses, mantendo o volume de vendas definido em contrato, a empresa terá um lucro de $300.000 e em 24 meses o equivalente a $600.000. Nada mal segundo a análise de Alfredo.

Cenário 1:
Vendas mensais de 25.000 libras/mês – Contrato de 24 meses

cenário 1 - vendas mensais
 

Cenário 1: Projeção de Receitas e Despesas
cenário 1 - projeção de receitas e despesas

 

Análise do Cenário 2: Lucratividade

No cenário 2 temos uma condição de crescimento de vendas ao longo do tempo. Aceitando esse contrato, o quadro se mostra bastante diferente e interessante. Da mesma forma que no anterior, a empresa conseguirá logo no início um lucro de aproximadamente $25.000 no primeiro mês ($75.000 no trimestre). Como os custos fixos não variam junto com as vendas, à medida que o volume de vendas duplica a cada trimestre, sua margem de lucro aumenta sensivelmente.
Nesse cenário, ao final de 12 meses a empresa terá um lucro de $1.950.000 e em 24 meses o equivalente a $18.450.000. Alfredo percebeu aí uma oportunidade única de negócio.

Cenário 2:
Vendas mensais de 25.000 libras/mês no TRI 1 – 50.000 no TRI 2, 100.000 no TRI 3, etc…
até 800.000 – Contrato de 24 meses

cenário 2 - vendas mensais
 

Cenário 2: Projeção de Receitas e Despesas
cenário 2 - projeção de receitas e despesas
 

Comparativo entre cenários: Lucratividade

Sob a ótica de lucro, aparentemente não há muito espaço para discussão, a escolha entre o cenário 1 e 2 é a diferença entre sobreviver e ficar milionário.

Aromas do Brasil:
Lucro Acumulado Projetado (Comparativo)

Comparativo de lucratividade

No próximo artigo vamos avaliar como estes dois cenários impactam o caixa do negócio e os riscos e benefícios da estabilidade e do crescimento das vendas.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *