Por que é Necessário Aplicação Automática para Empresas?

aplicação automatica

Como funciona a Aplicação Automática

Quando o banco deixa o dinheiro da sua empresa na conta corrente, por determinação do Banco Central, 45% desse valor deve ser deixado em depósitos compulsórios no BC. Esta é uma forma de controlar o volume de dinheiro em circulação na economia. Dentre créditos, microcréditos e compulsórios, na prática, apenas 19% do dinheiro na conta corrente fica livre para os bancos e, na poupança, apenas 5%.

Se o banco aplica este valor no CDB ou num fundo de garantia, o valor livre é maior. Na prática, sua empresa “empresta” o dinheiro da conta corrente para o banco, para ser redirecionado em empréstimos e ganhar com o crédito.

 

Derivações da Aplicação Automática

Aplicações Automáticas normais, com taxas estabelecidas de aproximadamente 2% do CDI, independente do período aplicado, possuem uma rentabilidade irrisória. Mas existem também algumas derivações deste tipo de aplicação. Confira:

 

Aplicações Automáticas Escalonadas

Nas Aplicações Automáticas Escalonada, a taxa aumenta conforme o prazo de permanência dos recursos. Quanto mais tempo o dinheiro aplicado, maior será o rendimento.

    1 a 10 dias: aproximadamente 1% do CDI
    10 a 30 dias: aproximadamente 2% do CDI
    30 a 60: aproximadamente 15% do CDI
    60 a 120: aproximadamente 20% do CDI

O contraponto são as incidências de IOF e IR.

 

Aplicações Automáticas Compromissadas

Já, nas Aplicações Automáticas Compromissadas, os bancos possuem duas taxas negociadas. Uma para o cumprimento do prazo da aplicação, e outra para o caso do dinheiro ser retirando antes do período negociado, incidindo uma penalidade (no caso, uma taxa menor).

A vantagem da Compromissada em relação à Escalonada é que esta é isenta de IOF, podendo ser até isenta do IR, dependendo do caso.

 

Contras

Toda vez que um saldo está parado na conta corrente, o banco retira o valor para realizar uma aplicação automática. Este valor excedente pode ocorrer várias vezes no dia, então serão vários lançamentos contábeis registrados.

    Se em 1 dia ocorrem 2 excedentes do caixa por banco, 2 aplicações automáticas, em 30 dias serão 60 lançamentos. Se a empresa trabalha com 10 bancos, serão 600 registros contábeis em um único mês.

Se a empresa possui um sistema para o controle destas entradas, o Analista fará os inputs manuais destas movimentações, com o contraponto da baixa rentabilidade da aplicação.

 

Prós

Quando a companhia tem um projeto para a Captação de recursos externos, os bancos que fazem a intermediação da operação exigem que a empresa mantenha as Aplicações Automáticas. Então, na visão macro da Aplicação Automática, o trabalho moroso dos inputs manuais compensa para esta finalidade, além de também garantir uma taxa reduzida para as operações de Captação.

 

Conclusão

A Aplicação Automática é uma oportunidade para as empresas de gerar retorno mesmo com o dinheiro parado em caixa. Embora a Aplicação Automática implique em uma rotina morosa para o analista da tesouraria e um baixo rendimento, a perspectiva de garantir taxas especiais e conseguir recursos externos para investir na própria empresa é um forte contraponto, pensando nas estratégias de financiamentos para a companhia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *