Qual a diferença entre CDI e Selic?

selic x cdi

Apesar da DCI e Selic possuírem valores muito próximos, existem diferenças importantes no conceito de cada uma delas. Essas taxas são geralmente utilizadas para benchmarking do mercado, a fim de estimar referenciais e metas para investimentos.

A Selic é a taxa de remuneração no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para Títulos Públicos federais. Esta é a taxa básica de juros da economia do país, pois ela determina todas as outras taxas de empréstimos do mercado.

CDI é a taxa que um banco cobra do outro em seus empréstimos interbancários, e é muito parecido à taxa Selic, pois a garantia destes empréstimos são os Títulos Públicos que o banco adquiriu em empréstimos para o governo.

Taxa de Títulos Públicos

Quando o governo emite Títulos Públicos, ao mesmo tempo em que está captando recursos, ele também está determinando as outras taxas de empréstimos do mercado. O banco, abrindo mão de emprestar dinheiro para o governo em troca destes títulos, a menor risco e menor taxa, pode emprestar o dinheiro para pessoas físicas e jurídicas a um risco maior, portanto, a taxas maiores.

Assim, quanto maior a taxa que o governo oferece em seus Títulos Públicos, maior também serão as taxas que o banco vai cobrar das pessoas e empresas. E o contrário também. Por isso que se fala que a taxa de Títulos Públicos é um termômetro da nossa economia, pois é uma referência para todas as outras taxas de juros praticadas no mercado brasileiro – Esta taxa trata-se da Selic.

Como funciona exatamente?

Ao final de cada dia, os bancos precisam prestar contas ao Banco Central. Muitas vezes, os bancos precisam emprestar dinheiro entre si, em prazos muito curtos, a fim de cobrir as necessidades de caixa. Se em determinado dia o banco sofre mais resgates do que depósitos, o dia será encerrado com caixa negativo e precisará tomar recursos emprestado de um banco que tenha sobra de caixa para cobrir a diferença. Esta exigência do Bacen é importante para manter a estabilidade do sistema como um todo e para proteger os próprios clientes.

As taxas envolvidas entre os empréstimos do banco entre si e com o governo são duas:

1 – Taxa Selic

A taxa Selic é a referência do governo para tomar recursos emprestados e para empréstimos entre bancos com garantia de Títulos Públicos. Esses empréstimos acontecem da compra e venda de Títulos Públicos que são registrados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC). A cada 45 dias, o Banco Central determina o valor da taxa Selic, que servirá de referência para todas as operações que envolvem Títulos Públicos.

2 – CDI (ou Taxa DI)

Neste caso, o banco que toma os recursos emprestados emite um certificado denominado Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que é a promessa de pagar os recursos para o banco que emprestou o dinheiro. Como esta é uma operação realizada exclusivamente entre instituições financeiras, a taxa utilizada é a CDI. Nestas negociações, os bancos utilizam como garantia os próprios Título Públicos adquiridos do governo. É por isso que as duas taxas são muito parecidas e estão relacionadas.

 

Selic vs CDI
Selic vs CDI (jan-2006 a jan-2016)
Imagem: minhaseconomias.com.br

Qual a diferença nos investimentos da empresa?

O CDI é mais dinâmico que a Selic, com valores divulgados diariamente. Acompanhar a Selic torna perceptível o humor do mercado brasileiro e a noção da melhor alocação dos recursos e otimização dos ganhos.

Na plataforma Wizfee, as taxas CDI e Selic dos contratos cadastrados são atualizadas automaticamente, simultâneo ao BACEN/CETIP, otimizando, assim, o tempo do analista para resguardar ou explorar melhor os recursos da empresa nas suas operações financeiras.

Conheça o Wizfee e o que ele pode fazer pela sua empresa!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *