Financiamento para Empresas: As Vantagens do Progeren

O PROGEREN é uma linha de crédito para Capital de Giro do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES) para financiar o ciclo operacional das organizações.

Esta linha de crédito pode ser utilizada para a aquisição de matéria-prima, pagamento de fornecedores, salários, tributos, encargos, etc., e vem estendendo suas condições nos últimos anos para ampliar a demanda e o crédito às empresas.

Quais são as limitações do financiamento?

O Progeren não deve ser associado ao financiamento de itens ou projetos. Para financiamento de equipamentos e projetos pelo BNDES existem linhas de crédito específicas, leia aqui.

Quais são as vantagens do Progeren?

Dentre as condições especiais, estão:

  • Acesso rápido ao Capital de Giro;
  • Juros baixos, a partir de 1,62% ao mês;
  • Carência de até 12 meses;
  • O prazo de pagamento pode chegar até 5 anos.

Quem pode solicitar o Progeren?

Podem solicitar o Progeren associações, cooperativas, fundações e empresas privadas com sede e administração no país.

Tributação

A tributação pode variar conforme o porte do cliente e a forma de apoio (direto ou indireto):

    Apoio Direto

    O Apoio Direto são operações realizadas diretamente com o BNDES.

Para esta modalidade, são elegíveis apenas grupos econômicos (ou empresas, caso estas não façam parte de um grupo econômico) que possuam balanço auditado por empresas de auditorias independentes cadastradas na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

O grupo (ou empresa) deve apresentar fiança bancária como garantia, ou, Indicador Financeiro (Dívida Líquida/EBITDA), combinado ou consolidado, auditado, menor ou igual a 6,0.

A cobrança da taxa de juros com o apoio direto do BNDES é feita da seguinte forma:

 

Taxa de juros = Custo financeiro + Taxa do BNDES

Onde:
Custo financeiro para PMEs: TLP
Custo financeiro para Grandes Empresas: Custo de mercado
Taxa BNDES: Remuneração do BNDES (1,7% a.a) + Taxa de risco de crédito (variável conforme risco do cliente e prazos do financiamento)

Para saber mais sobre as condições específicas para obter o apoio direto pelo BNDES, leia aqui.
 

    Apoio Indireto

    Já, o apoio indireto são operações realizadas com mediação de instituições financeiras credenciadas pelo BNDES. A taxa de juros pode ser calculada da seguinte maneira:

 

Taxa de juros = Custo financeiro + Taxa do BNDES + Taxa Agente Financeiro

Onde:
Custo financeiro: TLP ou Selic
Taxa BNDES: Remuneração do BNDES (1,5% a.a) + Taxa da intermediação
Taxa Agente Financeiro: Negociado com a instituição financeira

(Vigência até 28/12/2018)

 

Dica

Normalmente, com a conversão de índices e moedas, as empresas acabam percebendo apenas no final do contrato que amortizaram mais do que o principal captado pelo Progeren, já tendo recolhido IR acima do necessário, por não descontar os juros da base de cálculo.

Para evitar situações como esta, a gestão e o controle são essenciais para a tributação apropriada dos valores financiados.

 

Gestão do Progeren no Wizfee

Indexador financiamento
Indexadores no Wizfee

Na plataforma de Tesouraria Wizfee, é possível acompanhar as parcelas e a evolução do contrato, provisões, saldo acumulado, saldo devedor, histórico e outras informações detalhadas.

Com a atualização automatizada dos índices, detalhamento dos juros e correções e a previsão dos pagamentos, é possível gerar informações para a contabilidade, analisar o fluxo de caixa com a cotação do dia, além de facilitar a gestão e controle do Progeren junto aos outros contratos.

Faça o teste com a Plataforma Financeira Inteligente Wizfee e confira como é possível simplificar a gestão das operações financeiras e aumentar a performance financeira da sua empresa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *