Financiamento para Empresas: As Vantagens do EXIM – Importação e Exportação

exim bndes

Como funciona o EXIM?

O Exim é um apoio do BNDES para bens e serviços produzidos internamente, voltados à exportação, com o objetivo de assegurar um Fluxo de Caixa saudável à empresa exportadora. O financiamento auxilia a produção de produtos com no mínimo 60% de índice de nacionalização, na modalidade pré-embarque, e o exportador, na modalidade pós-embarque.

Linhas de Financiamento e Vantagens

A principal vantagem do BNDES-Exim para o exportador é a possibilidade de vender a prazo com recebimento à vista. Para o importador, além das taxas atrativas, é possível comprar sem esforço de caixa imediato. Veja abaixo as vantagens das modalidades:
 

MODALIDADE PRÉ-EMBARQUE

Apoia a produção de bens e serviços, proporcionando Capital de Giro com até 100% de financiamento no valor da exportação e com prazos para pagamento de até 36 meses. Também pode ser realizado o financiamento à exportação indireta nesta modalidade, com intermédio de empresas Âncora.

Empresas inovadoras, segundo os critérios do BNDES, possuem apoio especial para exportação de serviços e bens de capital desenvolvidos no brasil na área de Tecnologias da Informação. Veja os critérios aqui.

 
MODALIDADE PÓS-EMBARQUE

Nesta modalidade, a comercialização de bens e serviços brasileiros no exterior é apoiada com Título de Crédito de exportação ou desconto de Carta de Crédito para o exportador. O financiamento também pode ocorrer através de intermédio de agente financeiro no exterior, na modalidade Exim Automático.

Quem pode solicitar

Podem solicitar o financiamento BNDES – Exim empresas de quaisquer portes, com administração e sede no Brasil e empresários registrados na junta comercial, além dos importadores de produtos brasileiros.

Tributação

Além das tarifas da contratação e IOF, os seguintes encargos são aplicados:
 

Na modalidade Pré-embarque:

Taxa de Juros =
Custo Financeiro + Taxa BNDES + Taxa do Agente Financeiro

Custo Financeiro para PMEs: TLP ou LIBOR (London Interbank Offered Rate)
Custo Financeiro para Grandes empresas: TLP, Selic ou TJFPE (Taxa de Juros Fixa Pré-Embarque)
Taxa BNDES: 1,93% a.a.
Taxa do Agente Financeiro: Negociado entre instituição e cliente

 

Na modalidade Pós-embarque:

Taxa de Juros =
Custo Financeiro + Taxa BNDES + Taxa de Risco de Crédito

Custo Financeiro: LIBOR, EURIBOR, US Treasury Bonds ou Euro Area Yield Curve
Taxa BNDES: Definido pelo BNDES em cada operação (mínimo 1,5% a.a.)
Taxa de Risco de Crédito: Definido conforme a operação e política de crédito vigente.

Dica

Com a conversão das moedas, as empresas normalmente acabam por perceber apenas no fim do contrato que amortizaram mais do que o principal captado pelo Exim, recolhendo o IR acima do necessário por não descontar este valor da base de cálculo.

Para evitar situações como esta, a gestão e o controle são essenciais para a tributação apropriada dos valores financiados.

Gestão do Exim no Wizfee

Na plataforma de Tesouraria Wizfee, é possível acompanhar as parcelas e a evolução do contrato, provisões, saldo acumulado, saldo devedor, histórico e outras informações detalhadas.

Além da atualização automática dos índices, detalhamento dos juros e correções e a previsão dos pagamentos, é possível gerar informações para a contabilidade, analisar o fluxo de caixa com a cotação do dia, além de facilitar a gestão e controle do BNDES – Exim junto aos outros contratos de captação e aplicação.

 
Faça o teste com a Plataforma de Tesouraria Wizfee e confira como é possível simplificar a gestão das operações e aumentar a performance financeira da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *