FinTechs: O Futuro dos Serviços Financeiros Começou

fintech

O setor de Serviços Financeiros está passando por grandes mudanças com a revolução conduzida pelas startups. As FinTechs são modelos de instituição que utilizam a tecnologia em favor do consumidor, e se diferenciam por criarem soluções para o mercado financeiro com essência na inovação e tecnologias emergentes.

 

Seja no trabalho ou mesmo nas finanças pessoais, você já reparou como o uso da tecnologia no gerenciamento financeiro mudou a rotina e a forma com que lidamos com o dinheiro?

 

O ritmo das mudanças no setor vem aumentando, bem como a vontade do mercado de reagir. A inovação financeira encorajada pelas FinTechs mudou a paisagem competitiva e está redirecionando o caminho do ecossistema de Serviços Financeiros.

As mudanças progressivas nos levam a encarar o papel das FinTechs mais como facilitadoras do que um fornecedor de serviços financeiros. As previsões do Estadão para 2018 refletem a resposta do mercado à inovação e democratização dos serviços – da solidificação do Open Banking à Machine Learning – reafirmando diferenciais como eficiência, redução de custos, foco no sucesso do consumidor e processos menos burocráticos em relação ao meio tradicional do ecossistema bancário.

Fintechs estão proporcionando a redução de custos, diferenciação dos serviços e melhora na retenção de clientes.

 

Eficiência operacional

A natureza disruptiva das FinTechs transpõe um cenário favorável para aprimorar a eficiência operacional e responder às demandas dos clientes para serviços mais inovadores. Não só os custos estão sendo reduzidos, mas também o risco.

À medida que novos modelos de negócio e tecnologias emergentes são adotados para agilizar os processos, a eficiência operacional e a comunicação com os clientes, os profissionais passaram a tomar as decisões financeiras mais adequadas baseadas em uma combinação de dados contextualizados e Inteligência Artificial. Até mesmo o financiamento está passando de um campo dominado “capital de risco” para investimentos mais convencionais.

 

As tecnologias emergentes estão possibilitando a convergência

As FinTechs concentraram-se em tecnologias emergentes, impulsionaram mudanças no mercado, promoveram um ambiente que viabiliza a união de uma vasta quantidade de dados e, com isso, proporcionaram uma experiência renovada para seus clientes e conquistaram um relacionamento de confiança. As instituições financeiras estão percebendo a importância deste movimento disruptivo e estão cada vez mais engajadas em trazer inovação para dentro de suas empresas também.

fintech pwc 2018
FinTechs e Instituições Financeiras estão convergindo e competindo menos

Segundo a PwC Reaserch, em pesquisa global, a parceria de empresas com FinTechs aumentaram de 32% em 2016 para 45%, em 2017. Segundo o estudo, adotar estratégias de crescimento efetivas e integração às Fintechs será essencial para se associar à inovação.

As diferenças na gestão, cultura empresarial e limitações de um legado tecnológico são os maiores desafios para o trabalho conjunto. E alterar gestão e cultura significa readequar o modelo de negócio como um todo. A adaptação a uma cultura mais focada na inovação concede a adaptação ao mercado (em constante mudança) muito mais rápido.

 

Tendências para a indústria inovadora

O setor de Serviços Financeiros irá mudar muito nos próximos anos. Os inovadores de hoje não serão necessariamente os inovadores de amanhã. Para fazer parte desta constante (r)evolução tecnológica, é necessário seguir as tendências da indústria da inovação:

 

Avaliar tecnologias emergentes

As empresas precisam avaliar a tecnologia desenvolvida pelos inovadores. Com um time dedicado ao monitoramento das novas tecnologias em todo o mundo, as empresas realmente podem entender o seu potencial disruptivo.

 

Integrar para inovar

Os sistemas herdados precisam ser atualizados para se adaptar e inovar. O uso de sistemas modernos baseados em nuvem ou de código aberto utilizados por FinTechs deveriam trabalhar juntos para integrar novas tecnologias na arquitetura já existente.

 

Adotar uma cultura de empresa que apoia a inovação

Estimular uma equipe ágil e que fomenta a tecnologia disruptiva assegura que os produtos e processos sejam desenvolvidos de forma mais inovadora. Além disso, ter uma perspectiva de parcerias, também implica uma combinação de habilidades, talentos e aprendizagem.

 

Pensar de fora para dentro

As empresas precisam concentrar-se na voz do cliente e serem cada vez mais capazes de adaptar seus produtos, e desenvolver novos, pensados primeiramente no consumidor. A tendência é que isso traga soluções mais transparentes para todos.

 

O movimento é de aproximação

A convergência é inevitável para a sobrevivência dos serviços convencionais e o Wizfee já faz parte desta transformação. Com um modelo escalável de negócio, a administração da Tesouraria está cada dia mais imersa na Inteligência Artificial, com conectores e cálculos inteligentes, e nos processos ágeis, inovadores, e de Pesquisa & Desenvolvimento. A urgência por eficácia, rapidez e praticidade torna o movimento das FinTechs muito mais acelerado, e a incorporação destes fatores à cultura do Wizfee garantem a alavancagem dos ecossistemas atuais e futuros, apoiados aos esforços de inovação interna e externa.

 

Plataforma inteligente

O Wizfee é uma Plataforma Inteligente de Tesouraria focada em simplificar a gestão da performance financeira de empresas de pequeno e médio porte. Com os recursos de análise e acompanhamento, reúne informações de caixa, de banco e de operações financeiras em plataforma SaaS. Na afluência da reinvenção dos Serviços Financeiros, o Wizfee está concentrado no cliente e na capacidade de simplificar os processos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *