Como Fazer um Fluxo de Caixa Personalizado Projetado x Realizado

Fluxo de Caixa previsto x orçado

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta de controle financeiro essencial para garantir o melhor retorno para o capital disponível. Baseado no controle das movimentações financeiras possibilita obter informações importantes do dinheiro que entra e que sai do caixa durante a operacionalização do negócio.

Através da compreensão das variáveis que compõe o fluxo de caixa da empresa, é possível construir um cenário de previsibilidade financeira. O principal objetivo da gestão do fluxo de caixa é assegurar que as finanças estejam em equilíbrio­, o que permite aumentar a rentabilidade e reduzir a necessidade de capital de giro.

Para atingir este cenário, é preciso conhecer o processo financeiro do negócio, utilizar um bom método de gestão e ter o suporte das ferramentas adequadas.

O caixa disponível é calculado através da soma do caixa inicial + entradas – saídas. Somando ainda as contas a receber e diminuindo as contas a pagar junto às disponibilidades (aplicações e financiamentos), tem-se uma visão gerencial mais ampla das sobras e necessidades de caixa.

Caixa disponível
 Caixa disponível

 Real x Previsto

As entradas e saídas são fatos realizados. Já as contas a receber e contas a pagar são fatos para o futuro, ou seja, estão previstas para ocorrer.

O fluxo de caixa, em relação ao passado e presente, é uma visão do realizado. Em relação ao futuro, é uma visão do previsto, registrado conforme as expectativas reais de entradas e saídas. O orçado trata-se dos valores estimados destas expectativas.

fluxo de caixa Real x Previsto
Real x Previsto

É fundamental a utilização de ferramentas e controles que permitam ter as informações corretas para atingir previsibilidade nas finanças. A visualização em diferentes perspectivas permite analisar detalhadamente e/ou de forma ampla, possibilitando a previsão de cenários para as finanças do negócio, gerando informações e embasamento para a tomada de decisão.

 

Fluxos de Caixa Parametrizáveis

Os Fluxos de Caixa parametrizáveis auxiliam na apresentação do fluxo de caixa conforme a perspectiva em que será analisado. Veja nos tópicos abaixo como funciona a personalização na plataforma inteligente Wizfee.

 

Como funcionam os Fluxos de Caixa personalizados no Wizfee 

Para criar um novo fluxo personalizado no Wizfee, seja ele consolidado, comparativo ou detalhado, são necessárias apenas duas etapas:

  1. Escolha uma parametrização por data, por empresa ou por unidade de negócio.
  2. Selecione os níveis que serão utilizados (por conta financeira, por centro de custos, por forma de movimento, etc).

Quanto mais níveis forem inclusos, maior será o detalhamento do fluxo. Após salvar, o novo modo de visualização do Fluxo de Caixa já estará disponível na tela para consulta. É possível, ainda, filtrar a visualização da empresa, das unidades de negócio e da conta corrente.

fluxo de caixa parametrizável real x previsto

Pronto! Otimize suas análises financeiras criando Fluxos de Caixa que se encaixam às necessidades da sua empresa!

Conheça mais o Wizfee aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *