Capital de Giro – Saiba Como Administrá-lo em Tempos de Crise

o que e capital de giro

Para que uma empresa consiga dar continuidade nas suas ações no dia a dia, ela precisa do Capital de Giro (CDG) para financiar as suas atividades. Esse capital representa os recursos investidos em estoque, vendas a prazo, pagamento de fornecedores, salários dos empregados, impostos e outros custos operacionais.

O CDG representa os recursos que farão com que a empresa consiga ter o movimento nas operações do dia a dia, fechando o seu ciclo operacional (produzir, vender, comprar, estocar).

Por estar ligado ao ciclo operacional de uma empresa, o Capital de Giro é uma ferramenta fundamental para análise e tomada de decisões. Por exemplo, quanto a empresa pode investir no estoque? Qual o tempo limite das vendas à prazo? Qual será a política de preços adotada? Essas são algumas perguntas que serão respondidas ao analisar o CDG.

 

Como calcular o Capital de Giro Líquido?

O Capital de Giro Líquido de qualquer negócio é formado pelos Ativos Circulantes menos os Passivos Circulantes.

CGL = AC – PC

AC: ativo circulante (caixa, bancos, aplicações financeiras, duplicatas contas a receber, estoque, etc.).
PC: passivo circulante (fornecedores, contas a pagar, folhas de pagamento, impostos, empréstimos etc.).

Ativos e Passivos Circulantes são considerados de curto prazo, no período de até um ano.

Ao analisar o CGL, busca-se encontrar um equilíbrio entre o que se lucra e o risco de aumentar o valor da empresa.

Quando se trabalha com um Capital de Giro Líquido baixo, a empresa corre mais risco de ficar sem dinheiro para pagar as suas operações. O ideal é buscar maior lucratividade, analisando todas as partes do processo da empresa.

Já um CGL muito alto significa que os fundos de longo prazo (investimentos que serão resgatados com mais de um ano) podem estar financiando parte dos ativos circulantes. Com isso, os custos se tornam mais elevados e podem representar um problema para a empresa pela demora em circular o capital.

Sua empresa já faz a análise do capital de giro? Que tal separar um tempo para entender como funciona essa ferramenta para a sua empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *