5 Assuntos Mais Comentados no Maior Evento de Tesouraria do Mundo

eurofinance evento de tesouraria

Entre os dias 11 e 13 de maio de 2016, aconteceu a EuroFinance Miami 2016, a maior Conferência Internacional de Gestão de Tesouraria do mundo.

O encontro serviu como palco para que grandes CFOs e tesoureiros corporativos compartilhassem conhecimentos sobre estratégias inovadoras e tendências da área financeira para o futuro.

Além da troca de experiências e de melhores práticas do mercado financeiro, o evento deste ano abriu também espaço para mostrar quais as últimas novidades em tecnologias voltadas para tornar a complexa gestão da tesouraria mais ágil, inteligente e focada em decisões estratégicas.

Veja que aconteceu de mais relevante na EuroFinance Miami 2016:

 

 

 

 

 

 

Tesouraria Fitness

Como fazer para que a tesouraria tenha boas condições para dar o suporte necessário às estratégias adotadas pela empresa? Quais são os sinais mais importantes para verificar tal predisposição? Como compará-los? Foi em vista disso que tesoureiros orientaram os participantes do evento com uma série de insights e dicas.

Ao final, a conclusão foi uma só: ter uma tesouraria com boa capacidade de resposta, para que a empresa possa enfrentar seus desafios, requer atitudes que se resumem nos mesmos princípios do fitness:

  • iniciar por medidas básicas;
  • aumentar a intensidade;
  • acima de tudo, manter a disciplina na gestão das finanças.

 

Desafios da América Latina

Não faltaram debates sobre como as constantes mudanças nas regulamentações dos países da América Latina têm sido uma grande dificuldade para os tesoureiros situados fora do continente e que querem atuar na região.

Para ilustrar o problema, durante o painel do tema foram citados e discutidos as situações em alguns países, como a Venezuela e a Argentina, por possuírem fortes restrições para poder acessar ao seu mercado de moedas. Além disso, a Argentina está em processo de mudança na política cambial. O Brasil foi outro país debatido por sua extensa variedade de regimes fiscais e complexidade para se entender as regras dos impostos cobrados no país.

 

Transações Digitais

Os altos níveis de inflação no passado forçaram os bancos latino-americanos a criarem os mais rápidos sistemas de compensação de cheques.

Agora, a revolução digital e móvel está gerando um efeito semelhante a ponto dos países da América Latina estarem na vanguarda da adoção de pagamentos móveis, faturamento eletrônico e utilização de soluções online para contas a pagar e a receber.

Em vista disso, os participantes da EuroFinance Miami 2016 puderam conhecer melhor quais são os caminhos, os custos e os benefícios que podem ser esperados por empresas que desejam crescer, ou que simplesmente querem ter processos mais eficientes com seus fornecedores e parceiros-chave através do uso destas novas tecnologias.

 

Supply Chain Finance

OSupply Chain Finance foi um dos assuntos mais citados no evento. Essa é uma iniciativa liderada pelo comprador que busca facilitar um financiamento mais favorável para o fornecedor, com o objetivo de alcançar benefícios mútuos com seus parceiros comerciais, através da utilização de uma plataforma tecnológica, instituições financeiras terceiras, entre outros.

Apesar de ser um termo que vem sendo amplamente utilizado por tesoureiros ao redor do mundo, no Brasil, o SCF como um todo ainda é pouco conhecido, ainda que muitas de suas iniciativas já estejam bem difundidas em algumas empresas do país.

 

Fintechs

Criando novos modelos de negócio em áreas como investimentos, seguros, gestão financeira, cartão de crédito e débito, empréstimos, entre outros, as Fintechs são startups inovadoras que ofertam serviços financeiros. Isso é feito através do uso de tecnologias que, na maioria das vezes, provocam a diminuição das intermediações dos bancos nas transações financeiras.

Com base neste novo cenário, CFOs e tesoureiros puderam discutir na EuroFinance deste ano o panorama e as perspectivas para as empresas que decidirem adotar estas tecnologias de forma estratégica. Além disso, também foi analisado quais serão os possíveis impactos das empresas de Fintech no mercado financeiro dentro de um curto espaço de tempo.

Cabe destacar que durante a abordagem do tema no evento, foi mencionado que no Brasil e nos demais países emergentes, as soluções de Fintechs já estão trazendo resultados e novas oportunidades para as empresas. As de pequeno e médio porte já estão conseguindo alcançar novos patamares de qualidade na gestão e na redução dos custos financeiros.

 

Extra

Logo no primeiro dia, a EuroFinance Miami 2016 abriu espaço para a Wizco (startup que desenvolveu o WizFee) demonstrar como sua mais avançada tecnologia pode auxiliar executivos financeiros na gestão do caixa, tesouraria, riscos e também com o Supply Chain Finance em suas empresas.

Muitos participantes demonstraram grande interesse em conhecer a solução, por trazer ferramentas para análise de riscos, redução de custos financeiros e informações atualizadas sobre as taxas médias praticadas no mercado, conforme comentou o CEO da Wizco, José Gesser:

 

O WizFee, além de atender uma constante necessidade das empresas no controle da tesouraria e caixa, funciona também como um Marketplace, por aproximar empresas e instituições financeiras que buscam reduzir os custos das operações financeiras e ampliar o volume de negócios.

 

Eurofinance Miami 2016

Da esq. para dir.: Luana Kaesemodel (Customer Sucess), Guilherme Ferreira (COO), José Gesser (CEO) e Rodrigo Ferreira (P&M), na EuroFinance Miami 2016.

 

Ficou interessado e quer saber mais? Junte-se às mais de 200 empresas que já utilizam o WizFee e alcance novos patamares na gestão financeira da sua empresa. Conheça o WizFee.

One thought on “5 Assuntos Mais Comentados no Maior Evento de Tesouraria do Mundo

  1. Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
    Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
    tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
    saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *