Capital de Giro: Vantagens da Conta Garantida

conta garantida

A previsibilidade financeira em um Fluxo de Caixa bem planejado proporciona um fôlego para o negócio. Mas quando algo não sai como o previsto, o Capital de Giro pode estar comprometido e uma operação emergencial deve ser considerada.
Neste caso, a Conta Garantida pode ser uma solução para a empresa.

Afinal, o que é a Conta Garantida?

A Conta Garantida é uma modalidade de Capital de Giro a curto prazo, onde há um crédito rotativo específico com um limite máximo pré-estabelecido e disponível para saque, semelhante a um cheque especial. Basicamente, é um contrato de abertura de crédito que o banco concede à empresa. Para adquirir um empréstimo imediato para cobrir o caixa, às vezes por um dia apenas, sem burocracias e com liberação automática, esta modalidade de empréstimo se faz conveniente.

Fonte para Capital de Giro

Fluxo de pagamento e recebimento diários são uma rotina para as empresas. No final do dia, se não forem previstas todas necessidades e faltar dinheiro no caixa para cumprir todas as obrigações, a empresa precisa encontrar uma fonte para o seu capital de giro. Leia aqui: Os 3 Fatores que Definem a Necessidade de Caixa de sua Empresa

capital de giro necessário

 

Financiamentos e empréstimos, em geral, requerem um planejamento antecipado. Além de ser importante para a visão macro do comportamento das taxas ao longo do prazo e custos do seu pagamento, também é importante para diminuir os riscos do credor, e consequentemente diminuir os encargos. Por isso, mediante a necessidade de um empréstimo repentino, as taxas são muito mais elevadas.

Para uma solução imediata para o fechamento do caixa, adquirir o recurso necessário através da Conta Garantida é uma prática recomendada.

Custos da Conta Garantida

A Conta Garantida possui 3 custos associados:

  • Taxa do CDI
  • Taxa de juros pré-fixada (cobrado por dias úteis)
  • IOF (normal + adicional)

O IOF adicional é cobrado na liberação do recurso e em todos os acréscimos.

Vantagens da Conta Garantida

O crédito pode ser utilizado para cumprir as obrigações em um curto período. A liberação do dinheiro é rápida e, na hora de pagar os juros para o banco, só será cobrado apenas no último dia do mês, e o IOF no primeiro dia do mês seguinte.

Com as duplicatas em garantia, a tarifa pela cobrança será menor, diferente do que ocorre no desconto de duplicatas.

 

Desvantagens da Conta Garantida

A principal desvantagem deste tipo de operação é a incidência adicional do IOF cobrado sobre o valor de cada saque, além do IOF diário cobrado sobre o saldo devedor da conta. Se os saques não forem bem planejados, o IOF final cobrado pode chegar a superar os próprios juros da operação.

 

Como garantir o Capital de Giro

O principal desafio do Capital de Giro é controlar os recursos do caixa e, uma forma de obter este controle é estabelecer prazos de pagamento confortáveis entre fornecedores e clientes. Aumentar o prazo de pagamento aos fornecedores, ou ajustar descontos maiores que o custo do capital de giro no pagamento à vista, são o primeiro passo. Em relação aos clientes, o ideal é reduzir o prazo de pagamento.

 

Outras fontes para Capital de Giro

Além da Conta Garantida, existem outras fontes para o Capital de Giro. O melhor acordo entre instituições financeiras e a empresa sempre será aquela em que oferece as melhores condições para o pagamento, além das melhores taxas de juros.

  • Antecipação de recebíveis

A empresa que possui saldos a serem recebidos no futuro, pode recebê-los antecipadamente por intermédio de uma instituição financeira. Quando o valor for pago no futuro, ele será destinado à instituição que antecipou este pagamento, mediante uma taxa.

  • Empréstimo

Para obter um empréstimo, é sempre necessário muito planejamento. Isso inclui saber a quantia exata que necessita e em quanto tempo a dívida será quitada, a fim de que esta alternativa para captação do recurso não acabe resultando em uma dívida maior.

  • Financiamento

O serviço de financiamento do capital de giro também pode ser uma alternativa, onde o dinheiro recebido é destinado especificamente para esta finalidade. Entre diversas instituições disponíveis, as linhas de crédito e taxas são as mais variadas.

  • Sale & Leaseback

Este tipo de operação é a opção de indústrias que precisam captar recursos, mas não podem arcar com custos financeiros. Nesta medida, há possibilidade de conseguir dinheiro rápido e com taxas menores, onde os bens (como imóveis ou veículos) são vendidos, e alugados de volta para a empresa que os vendeu. No final do contrato, o bem volta a pertencer à empresa original, que realizou a venda.

 

Conclusão

A previsibilidade financeira em um Fluxo de Caixa bem planejado proporciona vantagens estratégicas para as empresas. O Capital de Giro em excesso significa menor rentabilidade da empresa, por outro lado, a falta de capital de giro encara um maior o risco de liquidez (de não ter dinheiro ou crédito disponível para honrar seus compromissos até o recebimento de suas vendas).

Mais do que saber qual medida tomar para captar o Capital de Giro imediato, é fundamental entender porque esse capital de giro operacional aumenta ou diminui, e como ele pode ser administrado para melhorar da rentabilidade do negócio, num nível seguro de liquidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *