Comparativo: Previsão de Caixa com o WizFee vs. com Planilhas

previsão de caixa com software online ou planilhas

Quando se pensa em fazer a previsão ou até mesmo o próprio fluxo de caixa nas empresas, duas ferramentas são consideradas como opção: um software online ou as planilhas.

Apesar de ser bem útil no começo, quando uma empresa ainda é pequena, com o passar do tempo e o seu crescimento, as planilhas acabam ficando ineficazes. As tarefas ficam mais complexas e a equipe financeira passa a ser maior, com mais pessoas precisando utilizar esses arquivos.

Considerada como outra opção, os softwares online, que atualmente estão no mercado, geralmente são simples demais para atender as necessidades de empresas que são mais maduras, com negócios bem estruturados e utilizando algum tipo de sistema de gestão (ERP).

Nesse sentido, uma plataforma para gestão financeira como o WizFee pode ser a melhor alternativa, já que possui uma tecnologia mais avançada do que as demais opções. Oferece ainda mais inteligência e recursos para a equipe financeira, mesmo para as empresas mais exigentes.

Veja agora um comparativo entre o WizFee e as planilhas.  Conheça fatores que podem influenciar a sua decisão na hora de escolher a melhor opção para a gestão financeira na sua empresa.

Neste post, você irá ler sobre os seguintes tópicos:

 

Achou o assunto interessante e quer que mais pessoas saibam como escolher a melhor ferramenta para a gestão financeira da empresa, mesmo que ela seja de maior porte e tenha seus negócios mais estruturados? Então, compartilhe esse post com seus amigos e participe nos comentários, faça perguntas e interaja com outras pessoas que também estão buscando a melhor alternativa para a gestão financeira em suas empresas.

Agora, vamos ao primeiro tópico:

 

Informação dos extratos

  • Planilhas

Para levantar todos os pagamentos e recebimentos realizados ou que estão previstos nas contas bancárias da empresa, é necessário imprimir cada extrato bancário para que, posteriormente, possa ser conferido com cada lançamento de caixa nas planilhas.

 

  • WizFee

De forma geral, existem duas formas para importar extratos no WizFee. A primeira é importar um arquivo OFX ou CNAB240 contendo todos seus extratos disponibilizados pelos bancos. A segunda forma, para simplificar ainda mais, é importar automaticamente por meio da integração da conta da empresa no WizFee com o banco, o que torna este procedimento praticamente instantâneo na ferramenta.

 

Organização dos dados

  • Planilhas

A organização dos dados financeiros nas planilhas vai depender de quem criou e/ou utiliza cada um desses arquivos eletrônicos. Caso seja necessário compilar os mesmos em uma única planilha, será inevitável o trabalho manual de padronização e junção dos dados.

 

  • WizFee

Ao utilizar o WizFee como ferramenta, pouco importa qual pessoa fez a entrada desses dados, visto que o fluxo de trabalho é uniforme para todos os usuários.

Com a plataforma do WizFee, um “único dono” das informações financeiras da empresa deixa de existir. Dessa maneira, as análises de performance e previsões de caixa ficam mais fáceis de serem realizadas por outros membros da equipe.

 

Conciliação de extratos

  • Planilhas

No método tradicional, para conciliar tudo o que realmente foi gasto nas contas bancárias da empresa com o que foi informado como lançamento de caixa, todos os extratos bancários do período (que devem estar impressos) são conferidos um a um. Compara-se o seu valor com o que foi inserido em cada linha de lançamento de caixa nas planilhas de controle.

 

  • WizFee

No WizFee, é possível fazer a conciliação automática de todos os extratos e lançamentos para todas as empresas de uma só vez, ou, por contas correntes, unidades de negócios e empresas selecionadas pelo usuário. Para mais detalhes desta funcionalidade clique aqui.

 

Relatórios e análises

  • Planilhas

Para elaborar relatórios e análises de previsão de caixa com planilhas é obrigatório, antes de tudo, que todos os dados já estejam devidamente padronizados.

É necessário também identificar e buscar os dados que constituem cada parte da informação final. Eles podem estar localizados em diversas planilhas ou ainda em fontes externas.

 

  • WizFee

O WizFee disponibiliza relatórios de caixa tanto com a visão do realizado como do previsto em uma mesma tela e sem nenhuma necessidade de ter que buscar, organizar e atualizar dados manualmente.

A plataforma possui também os dashboards dinâmicos, que podem ser adaptados para diferentes visões do caixa da empresa e compartilhados em poucos cliques com outros usuários, contendo restrições de acesso definidas pelo autor.

 

Suporte e ajuda

  • Planilhas

Se acontecer algum problema que danifique o arquivo da planilha de previsão ou de fluxo de caixa, os dados serão perdidos e todo o trabalho terá que ser feito novamente. Isso representa a falta de um maior controle e segurança das informações.

 

  • WizFee

Pelo WizFee não há perdas de todo o trabalho que foi feito, visto que a plataforma é hospedada na nuvem.  O backup é sempre feito instantaneamente para outros servidores e o ambiente funciona 24 horas por dia.

Além disso, sempre que precisar o usuário pode contar ainda com todo o suporte que o WizFee oferece através de telefone, chat, e-mail e FAQ.

 

Escalabilidade

  • Planilhas

Para ampliar o volume de atividades na gestão financeira utilizando planilhas, é necessário utilizar diversas versões e arquivos dessas ferramentas. Para disseminar as informações, é inevitável ter que disponibilizá-las para os outros membros da equipe, seja enviando arquivos por e-mails ou copiando para pastas na rede.

 

  • WizFee

Fazer a previsão ou o fluxo de caixa, bem como relatórios e análises no WizFee, será da mesma forma, mesmo que a equipe financeira seja composta por 1 ou 100 membros. Caso seja necessário aumentar esta quantidade de usuários na plataforma, basta fazer um upgrade no plano de assinatura e prosseguir normalmente com as atividades.  Saiba mais sobre os planos do WizFee aqui.

 

Custo-benefício

  • Planilhas

As planilhas aparentam ser gratuitas, quando observado somente o gasto com a aquisição da ferramenta. Entretanto, como se pode ver nos itens anteriores, há muitos custos altos envolvidos nos retrabalhos que a equipe financeira executa de forma recorrente com esse tipo de ferramenta. São custos difíceis de serem calculados, além de desviarem o foco das atividades dos objetivos da empresa.

Há também a questão da falta de segurança e garantia para que as informações não sejam perdidas subitamente por arquivos corrompidos, exclusões acidentais ou por alguém ter esquecido de salvar as atualizações, o que não deixa de ser comum conforme a empresa amadurece e tem um maior volume de tarefas.

 

  • WizFee

Ao optar por uma plataforma inteligente como o WizFee a empresa estará fazendo um investimento que poderá ser adequado à medida que os negócios ficam mais estruturados e exigirem melhorias na gestão financeira.

Além disso, será possível garantir mais segurança e economizar tempo para a equipe financeira focar no que realmente mais importa: analisar as informações e encontrar as melhores oportunidades para a empresa.

Sendo assim, o investimento no WizFee como ferramenta para gestão financeira irá trazer já no curto prazo mais resultados em produtividade e lucratividade para a empresa. As atividades da equipe poderão ser mais fáceis e rápidas de serem executadas e, por sua vez, irão proporcionar ganho de tempo para tomar melhores decisões e adotar estratégias mais vantajosas para a empresa.

 

Agora é com você!

Você deseja que a sua empresa tenha mais performance financeira com menos tempo e erros na atualização das planilhas e cálculos manuais, mesmo que precise de muitas informações do mercado financeiro todos os dias? Conheça a plataforma inteligente para gestão de Caixa e Tesouraria – WizFee e encontre ainda mais oportunidades financeiras para sua empresa. Clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *