Gerenciamento de Risco Cambial: 4 Áreas para reduzir o Risco de Exposição Financeira


Toda atividade empresarial incute, inerentemente, exposição aos riscos operacionais e de mercado:
a economia, a inflação, as taxas de juros, as oscilações nas commodities, além da variação cambial.


Impactos da moeda

processo risco cambial

 
No entanto, quatro áreas específicas, juntas, podem garantir que os programas de gerenciamento de risco de moeda sejam bem-sucedidos, reduzindo os riscos e exposições da sua empresa. São elas:

  • Gestão de Risco
  • Front Office (departamentos em contato direto com o cliente)
  • Middle Office (departamentos que apoiam diretamente o Front Office)
  • Back Office (departamentos empresariais que têm pouco ou nenhum contato com os clientes)

Gestão de Risco

Sem adequar as exposições cambiais, as empresas estariam apontando para um alvo em movimento. A previsão é o componente mais importante para o gerenciamento adequado da exposição. Utilizar as ferramentas adequadas irá garantir que os diversos elementos que compõem o risco de exposição cambial da empresa, tanto o fluxo de caixa como o lado do balanço, sejam identificados e alinhados.

Melhores práticas:
Funções relacionadas à identificação e classificação dos riscos e previsão de transações.

Front Office

A principal função Front Office é gerenciar objetivos econômicos e contábeis. O alinhamento e o acordo da empresa com os objetivos econômicos e contábeis do programa de gerenciamento de riscos é fundamental para as funções da Front Office realizadas pela empresa. Sem esses objetivos, a empresa não possui parâmetros de referência para medir seu desempenho e, em última instância, provavelmente irá se expor a riscos adicionais desnecessários. Há muitas partes interessadas envolvidas neste processo, mas as políticas implementadas devem ser adotadas à medida que a empresa vai ao mercado para se proteger contra essas exposições.

Melhores práticas:
Processos relacionados à mitigação de riscos, incluindo determinação de estratégia, monitoramento de posição e execução de hedge, alinhamento de objetivos econômicos e contábeis, relações bancárias.

Middle Office

As funções realizadas neste processo são feitas para avaliar o risco e o desempenho no passado, no presente e no futuro. O monitoramento do limite de tempo real é necessário para proteger a empresa contra a contraparte e risco soberano. Além disso, são necessários testes para proteger contra a potencial volatilidade. Gerenciar esses controles sem uma solução de tecnologia, muitas vezes torna-se difícil e ineficaz, devido à complexidade no cálculo correto e na realização dessas análises.

Melhores práticas:
Processos que monitoram as atividades das moedas estrangeiras em tempo real (gerenciamento de desempenho), conformidade (limites, risco etc.) e relatório de desempenho do programa de hedge e impacto bruto e líquido das exposições.

Back Office

Os esforços do Back Office são frequentemente onde estão as dores de cabeça mais operacionais da empresa. As tarefas de confirmação das instruções de liquidação e a realização de pagamentos são um processo complicado composto por planilhas, notificações por e-mail e portais bancários. Centralizar as operações através de uma única solução alivia as exposições ao risco operacional inerentes aos processos manuais, além de ser uma maneira fácil de aumentar a eficiência.

Melhores práticas:
Processos relacionados à liquidação e contabilidade.

 
A integração tecnológica é o facilitador no gerenciamento de risco de moedas, e aproveitá-la para gerenciar o risco cambial minimiza a exposição ao risco. Com uma plataforma inteligente para o gerenciamento da Tesouraria, é possível a gestão de risco otimizada com Indicadores de exposição às taxas de câmbio e às taxas de juros, gerenciar operações de hedge, análise de sensibilidade de mercado, gerenciamento de risco da liquidez com visibilidade de caixa completa, além de garantir a conformidade contábil.

 
Leia mais: Previsão de Caixa: Wizfee vs. Planilhas
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *