Integração às FinTechs é essencial para se associar à inovação, diz estudo

Integração às FinTechs é essencial para se associar à inovação

Wizfee e Nexxera, líder nacional em transações eletrônicas, firmam parceria para oferecer plataforma inédita de organização financeira, informação bancária e oferta de operações de crédito (Leia na Infomoney e na Exame.com)

 

O ritmo das mudanças no setor de Serviços Financeiros vem aumentando, bem como a vontade do mercado de reagir. A inovação no ecossistema financeiro encorajada pelas FinTechs mudou a paisagem competitiva e está redirecionando o caminho do segmento de Serviços Financeiros, colocando a tecnologia e o compartilhamento da informação em favor dos seus usuários.

A regulamentação das FinTechs, que aguarda a apreciação do Conselho Monetário Nacional (CMN), deve ser firmada ainda em abril, e conta com o apoio do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, que destacou no Brazil-Florida Business Council, no último mês, a importância que essas empresas têm na inovação e nos importantes avanços do setor financeiro. O decreto sobre a Estratégia Digital Brasileira, instituído no dia 21 de março de 2018 pelo atual presidente da República, em capítulo dedicado às FinTechs, abrange os benefícios do fornecimento de uma infraestrutura com liquidação financeira mais rápida e efetiva, assim como inovação nas formas de compartilhar e analisar dados financeiros.

 

“As FinTechs podem ainda realizar uma melhor seleção de crédito, melhorar a avaliação de riscos, a alocação de crédito e a eficiência do capital empregado na atividade financeira”, cita o documento base.

 

Segundo a PwC Reaserch, em pesquisa global, a parceria de empresas com FinTechs aumentou de 32% em 2016 para 45%, em 2017. Segundo o estudo, adotar estratégias de crescimento efetivas e integração às FinTechs será essencial para se associar à inovação. A mesma pesquisa estima um crescimento no investimento acumulado nos próximos 3 a 5 anos de mais de US $ 150 bilhões, globalmente.

Tal crescimento e as mudanças disruptivas conduzem o papel das FinTechs mais como facilitadoras do que um fornecedor de serviços financeiros. São voltadas para oferecer meios de pagamento, empréstimos on-line, desintermediação bancária e atender segmentos “desbancarizados” da população. Em sua grande maioria, estão voltadas para atender pessoas físicas ou microempreendedores, o chamado “mercado de cauda longa”.

De olho nas oportunidades trazidas pela transformação digital no segmento de serviços financeiros e pelas iniciativas para a expansão do crédito para as micro e pequenas e médias empresas, a Nexxera, líder nacional em transações financeiras eletrônicas e a Wizfee, FinTech que oferece organizador financeiro e algoritmos inteligentes para operações de crédito, firmaram parceria para integrar suas tecnologias e escalar uma solução inédita à milhares empresas.

wizfee nexxera

A plataforma integra as informações bancárias e as transações da empresa para projetar cenários de caixa, controlar o endividamento e qualificar crédito e as informações que compõem os indicadores de liquidez e riscos. Além disso, conta com o recurso de matching e leilão, intermediando ofertas de crédito. O Wizfee deve seguir com a expansão das parcerias, oferecendo APIs abertas para que FinTechs, instituições de crédito e, também, fornecedores de ERPs (sistemas de gestão), possam conectar seus clientes à plataforma através do on-boarding de suas transações. “Isto constitui-se num círculo contínuo e virtuoso, integrando diferentes atores e aumentando as oportunidades em operações de crédito inteligente, com menores custos para todos”, explica Jose Sergio Gesser, fundador e CEO da Wizfee.

À medida que novas soluções e tecnologias emergentes são adotados para agilizar os processos, a eficiência operacional e a comunicação com empresas e bancos, gestores de ambos os lados passam a tomar as decisões financeiras mais acertadas e em tempo hábil. Hoje, vários movimentos no ecossistema financeiro já estão convergindo e impulsionando a expansão do crédito no Brasil. “As tecnologias emergentes estão possibilitando esta convergência. Através da plataforma Wizfee, queremos contribuir para a “democratização” do crédito para as micro, pequenas e médias empresas. E o fator-chave para o nosso sucesso está em conectividade e boas parcerias”, finaliza Gesser.

Também saímos na Infomoney e Exame.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *